Falha, engano ou equívoco. Erros podem ser considerados atos ou efeitos de errar. Eles incluem juízo ou julgamento em desacordo com a realidade observada. A maioria das pessoas já cometeu erros. Imersos em análises e críticas, costumam ser fonte de problemas mais que fontes de oportunidades. Qual o tamanho deles? Qual o impacto provoca em sua vida e nas vidas dos demais? Se fosse possível, quem faria escolhas distintas e deixaria de cometer equívocos? Por outro lado, quanta aprendizagem seria perdida sem a presença deles. A experiência do erro acolhe a experiência do acerto.
Os erros são parte das aprendizagens da vida e promovem repercussões em nossas vidas e nas vidas das outras pessoas. Errar abriga características evolutivas especiais, ao nos convidar às aprendizagens pela experiência e nos permitir visualizar novas possibilidades. Mais profundo é o modo como lidamos com os erros cometidos, como nos atingem, sejam eles provocados por outrem ou por nós mesmos.
As experiências infantis, por exemplo, são permeadas por experiências de experimentar e acolher, seguir e revisitar, errar e acertar. Comumente, passamos a temer as experiências a partir dos olhares reprovadores e pouco acolhedores de quem está por perto. Adultos nem sempre foram ensinados a acolher a capacidade de experimentar que essa fase tão especial da vida contempla. Quando as críticas e reprovações são demasiado severas, dificilmente há espaço para que emoções agradáveis ancorem em nosso peito.
A experiência dos erros e acertos são igualmente importantes, pois nos apresentam novas possibilidades e nos convidam a desenvolver novos recursos. Erros podem ser estruturadores, à medida em que nos convidam a novas percepções. É fundamental acolher e abrigar novos significados às experiências, ofertar novos olhares e recomeço. Seguimos um pouco mais crescidos, mais capazes e lançados adiante, a medida em que reconhecemos e corrigimos os erros cometidos. Aprendizagens preciosas podem ser construídas a partir das falhas.
Permita-se seguir em frente. A cada amanhecer, um caminhar. A cada dia, um novo começo. A cada hoje um novo passo.
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.